contato@aquitempe.com | 81 98449.1600 - 99308.0331

Anuncie conosco, clique aqui

Canais

Onde nos encontrar

  • facebook
  • @aquitempe
  • 99279 9039
  • 3318 0946
  • 98847 3797
  • contato@aquitempe.com

Mapas


Por Que a Densidade Nutricional É a Chave para Perder Peso

Publicado por Lane em 4/11/18, 2:06 PM

Densidade nutricional refere-se ao nível de nutrição por algum volume específico de alimentos. Alimentos ricos em nutrientes têm muitos nutrientes, geralmente com menos calorias. Todos esses superalimentos sobre os quais você ouviu falar são densos em nutrientes. Alimentos com alto teor de energia têm mais calorias para o volume de alimentos e menos nutrientes.


 

 

Como funciona a densidade nutricional


Você está com fome e ainda faltam algumas horas para o jantar, então decide que vai fazer um lanche.


Você pode escolher uma maçã ou uma rosquinha de padaria. Eles são aproximadamente do mesmo tamanho, e qualquer alimento funciona como um lanche rápido antes de você voltar ao trabalho. Qual você escolhe?


 

 

Com sorte, você escolheu a maçã em vez da rosquinha. A maçã tem cerca de 80 calorias e muitas vitaminas, fibras e fitoquímicos. A fibra da maçã encherá seu estômago e o manterá satisfeito até o jantar.


A rosquinha é rica em calorias. Muitas calorias. Na verdade, ela tem mais de 200 calorias, mas não tem muitos nutrientes. Há apenas cerca de um grama de fibra – o que não vai te deixar cheio. Comer uma rosquinha açucarado pode facilmente te levar a comer uma segunda e, possivelmente, uma terceira. Claro que o gosto é bom, mas seu corpo pode pagar um preço bem mais tarde, por essa gratificação imediata.


 

Compare a densidade de nutrientes usando o número de calorias do alimento em peso ou volume, ou use o tamanho da porção. Por exemplo, compare um copo de fatias de cenoura a quatro biscoitos salgados.


Ambos os lanches têm cerca de 50 calorias, mas as cenouras têm muito mais nutrientes para o mesmo número de calorias. As cenouras são densas em nutrientes; os biscoitos são densos em energia.


 


Entender a densidade de nutrientes é importante para as pessoas em dietas para perda de peso. Alimentos que são baixos em calorias, mas ricos em fibras e outras vitaminas, podem ajudar a perder peso.


Superalimentos densos em nutrientes


Você provavelmente já pôde ver nos exemplos que frutas e verduras de cores vivas as são grandes vencedoras da densidade de nutrientes. Essa é uma das razões pelas quais tantas frutas e vegetais se qualificam como superalimentos. Cenouras, tomates, brócolis, couve, espinafre, frutas vermelhas, maçãs, cerejas, romãs e laranjas são todos superalimentos.


Outros superalimentos ricos em nutrientes são salmão, atum, truta, produtos lácteos com baixo teor de gordura, farinha de aveia e grãos integrais, soja, feijões e até mesmo alguns alimentos fortificados.


Por outro lado, alimentos ricos em energia e pobres em nutrientes incluem coisas que são ricas em açúcar e gordura, como pão branco refinado, massas, doces, carnes processadas e queijos, sorvetes, doces, refrigerantes, batatas fritas e salgadinhos de milho.


Escolher superalimentos ricos em nutrientes no mercado é muito fácil se você se manter ao redor dos cantos da loja, onde são encontrados os produtos como carnes magras frescas, laticínios com pouca gordura e vegetais. Esses alimentos frescos podem ser mais caros do que os embalados densos em energia, mas você compra mais nutrição por esse preço.


 

A maioria dos consumidores escolhe alguns alimentos embalados por conveniência, mas você ainda pode fazer escolhas inteligentes com esses produtos – basta ler os rótulos. Observe as porções, o número de calorias por porção e veja a quantidade de fibras, vitaminas, cálcio e ferro.


Os alimentos embalados que têm a melhor combinação de baixas calorias, mais nutrientes e menos sódio são os vencedores.


Comer alimentos ricos em nutrientes irá garantir que você está recebendo os nutrientes necessário e não vai deixar você sentir fome mais tarde. A escolha de alimentos ricos em nutrientes pode se tornar um hábito. Depois de entender quais são os alimentos mais densos em nutrientes, o resto é fácil. Apenas lembre-se de que o que você come pode afetar sua saúde de maneira significativa. A escolha é sua.


Quando eu vou precisar de alimentos densos em energia?


As pessoas que estão abaixo do peso precisam de alguns alimentos densos em energia para se certificar de que estão recebendo calorias suficientes para ganhar peso. Alimentos ricos em nutrientes e densos em energia, sou seja, que ainda são saudáveis, são a manteiga de amendoim, frutas secas, vegetais ricos em amido e queijos.



Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/por-que-a-densidade-nutricional-e-a-chave-para-perder-peso/#yBEe0rsqOejPIVgs.99